sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Algumas mostras da divindade de Cristo

Introdução: O único homem da história, com personalidade divina e humana, foi Jesus Cristo. É o que foi escrito e trazido com seu nome: Emanuel – Deus conosco. As obras revelam o potencial da pessoa. O que se é virá à tona por meio das palavras e operações. O testemunho e depoimento dos que conviveram com Cristo foram documentados. Alguns deles estão neste breve estudo. Tudo o de que o ser humano mais necessita é conhecer Cristo e segui-lo.

João, o apóstolo, escreveu sob o poder Espírito Santo os três temas iniciais:
1 – QUEM JESUS CRISTO ERA E ONDE ESTAVA. “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” Jo 1.1-2 ARC.

2 – JESUS CRISTO FOI O CRIADOR DO MUNDO. “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” Jo 1.3 ARC.

3 – JESUS CRISTO É DOADOR DA VIDA E DA LUZ. “Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens.” Jo 1.4 ARC.

4 – JESUS CRISTO É O CORDEIRO DE DEUS. “No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Jo 1.29 ARC. Esse foi o anúncio messiânico de João Batista sobre Cristo Jesus ao ver o Espírito Santo descer sobre ele.

5 – JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS. “E eu vi e tenho testificado que este é o Filho de Deus.” Jo 1.34 ARC. João Batista pode dizer que Jesus era o Filho de Deus por ter sido avisado. Sobre aquele que vires o Espírito Santo pousar.

6 – JESUS CRISTO É REI. “Natanael respondeu e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.” Jo 1.49 ARC. Natanael ouviu de Cristo sobre sua personalidade e afirmou solenemente a divindade de Cristo.

7 – JESUS CRISTO É MESTRE PODEROSO. “E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” Jo 3.1-2 ARC. Nicodemos, ao saber e confirmar os milagres de Jesus, pode saudá-lo assim.

8 – JESUS CRISTO SABE OS SEGREDOS DA VIDA HUMANA. “Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.” Jo 4.19 ARC. “Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo?” Jo 4.29 ARC. A mulher samaritana, após Jesus revelar sua vida, falou de Jesus aos vizinhos.

9 – JESUS CRISTO É O SALVADOR DA HUMANIDADE. “E diziam à mulher: Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.” Jo 4.42 ARC. Os samaritanos isso disseram ao ouvir os ensinos de Cristo.

10 – JESUS CRISTO TEM AS PALAVRAS DE VIDA ETERNA. “Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus.” Jo 6.68-69 ARC. Pedro disse isso diante do desafio de Cristo e da dispersão de muitos discípulos.

11 – JESUS CRISTO FOI ORADOR COM AUTORIDADE SOBRENATURAL. “E os servidores foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus; e eles lhes perguntaram: Por que o não trouxestes? Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem.” Jo 7.45-46 ARC. Os guardas que voltaram sem prender a Jesus deram essa explicação.

12 – JESUS CRISTO É HOMEM PERFEITO E OBEDIENTE A DEUS. “O homem respondeu e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha: que vós não saibais de onde ele é e me abrisse os olhos. Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade, a esse ouve. Desde o princípio do mundo, nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.” Jo 9.30-33 ARC. O cego de nascença, depois de curado, declarou sobre Jesus.

13 – JESUS CRISTO TINHA SENSIBILIDADE AMOROSA “Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.” Jo 11.36 ARC. Os judeus declararam isso ao ver Jesus chorar a morte de seu amigo Lázaro. Jesus é o amor de Deus revelado.

14 – JESUS CRISTO VEIO CUMPRIR A PROFECIA E FOI RECONHECIDO. “No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão que viera à festa que Jesus vinha a Jerusalém, tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor!” Jo 12.12-13 ARC. Numerosa multidão elevou suas vozes em louvores ao Messias.

15 – JESUS CRISTO DECLARADO INOCENTE. “Então, Pilatos saiu outra vez fora e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum.” Jo 19.4 ARC. Esta foi a declaração de Pilatos durante o julgamento de Jesus. Jesus era inocente ao tomar nossos pecados.

16 – JESUS CRISTO RESSURRETO TRIUNFANTE. “Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!” Jo 20.28 ARC. Tomé não crera na ressurreição de Cristo. Jesus apareceu a ele e disse: Põe a mão no meu lado e no lugar dos cravos; não sejas incrédulo, mas crente. Tomé creu e temeu ao Senhor.

17 – JESUS CRISTO É DIGNO DE FÉ. “Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” Jo 20.30-31 ARC. João encerra o evangelho sublinhando a grandeza de Cristo como digna de nossa fé e razão de nossa salvação. A proclamação dessas verdades é urgente e inadiável.

Conclusão: Conforme os depoimentos e expressões de pessoas amigas, neutras e em geral, Jesus Cristo cumpriu sua missão com dignidade e respeito. Foi fiel às leis dos homens e de Deus. Era, porém, mais que homem comum, era o Filho de Deus; era Deus encarnado vivendo entre seus contemporâneos. Quando operou milagres, estava na dimensão divina; quando morreu, na dimensão de homem. Sua ressurreição descortinou o porvir glorioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.