quarta-feira, 5 de outubro de 2011

AMOR PARA COM OS OUTROS -- Parte 2

I Timóteo 1:5 -> Essa ordem está sendo dada a fim de que amemos uns aos outros com um amor que vem de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé verdadeira.(versão NTLH)


O amor pelo próximo vem de três formas distintas, mas todas são necessárias para se chegar ao ápice.
2ª Forma: Ter uma consciência limpa.


É preciso que veja o próximo sem barreiras. Quais barreiras?
O medo é uma delas. Ele segura você de chegar até o seu próximo, de beijá-lo, de abraçá-lo, de ajudá-lo, ou seja, de amá-lo. Porque o medo torna a pessoa insegura de si, e pessoas inseguras não conseguem amar ninguém.
A insegurança é um mal que atinge inúmeras pessoas, ela destrói o interior da pessoa e faz com que ela fique fraca espiritualmente, emocionalmente e até fisicamente. Apesar de ser um sentimento ruim, muitas vezes, isso se mostra no corpo da pessoa como doenças que atingem o emocional(depressão, etc.), mas que ao mesmo tempo degrinem o aspecto físico(magreza, cabelos brancos, etc.) e o semblante da pessoa.
O medo de algo traz insegurança. Muitos medos passados que ainda não foram destruídos voltam à tona e traz insegurança e desespero para muitas pessoas. E falando em passado, a segunda barreira é o perdão, tanto o perdoar quanto o ser perdoado.
Imagine-se passando em uma rua, e em sua direção está vindo uma pessoa com quem você já brigou várias vezes. Ela tropeça e cai no chão, e você pode ir ajudá-la, mas você se lembra das brigas, das discussões, se lembra de que você não a perdoou. O que você faz?
Perdão é coisa séria, tão séria que veja em Mateus 6:14-14 -> Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas. (versão NTLH)
Você precisa perdoar para ser perdoado. Justo não?! Acha que não, então olha só, você vai carregar um fardo pesadíssimo de mágoa e ressentimento da pessoa, mais um fardo super pesado por não ter sido perdoado por Deus pelo seu pecado e mais um fardo enorme de acusação de Satanás por não ter perdoado, por ter pecado e por continuar segurando o julgo do pecado, porque não conseguiu o perdão de Deus para anulá-lo. Satanás capricha no fardo dele sendo o mais pesado de todos, pois ele te odeia, ele é o acusador(Zc 3:1/Ap. 12:10) e ele quer te ver destruído. Então pense bem se vale "segurar o perdão". Libera esse perdão aí!
Por não ser perdoado também muitos não se sentem com a consciência limpa, porque o fato de saber que pecou contra o outro e o outro mesmo te vendo pedir perdão, não te perdoa, isso pesa em seu coração porque no fundo você ainda quer a amizade daquela pessoa. É claro que não são iguais todos os casos, mas isso acontece sempre.
A terceira barreira acompanha quem não perdoa, é o orgulho. O orgulho corrompe o caráter da pessoa, deixa ela mais cheia de si, se achando muito superior. Mas, isso é ilusão. Não tenha orgulho pois ele é perigoso. Olha em Provérbios 21:4 -> Olhar altivo e coração orgulho, tal lâmpada dos ímpios é pecado. (versão NTLH)
É pecado ser orgulhoso. O orgulho não deixa a pessoa ter uma consciência limpa, pois ela olha para os outros e se acha maior, a ajuda de ninguém serve pra ela. Vê também o seu próximo e dentro de si fica à se comparar com ele, rebaixando os outros e "elevando-se", sendo tudo ilusão. Para amarmos os outros temos que nos despojar da soberba, do orgulho e da altivez. Se nos humilharmos seremos exaltados(Mt 23:12), mas se nos exaltarmos e subirmos pelo orgulho, podemos ter certeza de uma coisa que quanto maior a altura maior é a queda. Com o orgulho a pessoa pode estar no ápice agora, mas quando Deus pegá-la até o pó vai estar acima dela.
Para você ter uma consciência limpa deixe Deus quebrar toda a sua insegurança e o seu orgulho, perdoe a todos os que lhe fizeram algo que te magoou. Deixe o passado, deixe os problemas, se esvazie de você. Deixe Deus te enchê-lo. Quando estiver a amar seu próximo, não lembre do passado e nem pense no futuro, esqueça as dificuldades e os problemas. Mergulhe no amor e deixe com que o Amor de Deus leve você e a pessoa, e verá quão bom é viver segundo à vontade de Deus.
Consciência limpa realmente é um passo essencial pra se ter um verdadeiro amor pelo próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.