domingo, 2 de outubro de 2011

Ansiedade. precisamos aprender a segurar essa onda

Ansiedade. Quem consegue conviver sem ser ansioso ou ter momentos de ansiedade? é humanamente impossível, numa sociedade como a nossa, não ser atingido com essa mistura de pressa e medo. Pressa de resolver alguma coisa. Medo de não ter condições de solução.

E precisamos tocar o barco. Trabalhar, estudar, produzir. Viver. Escolher. Tomar decisões. Então fica realmente difícil. Não há como viver e não ser atingido pela ansiedade. Apesar de alguns conceitos teológicos propagados nos dias atuais tentarem desumanizar o homem, viver para Cristo seria como se transformar em um Super-homem, sem problemas, só vitórias, não bem assim que a banda toca.

Nenhum sentimento, em si, é bom ou ruim. E temos a capacidade de controlar e conviver com cada sentimento. Se observarmos a grande maioria de erros que cometemos são margeados pela emoção, se déssemos um tempinho, curtinho, talvez economizaríamos muitos pedidos de desculpa.

Não gosto de discutir conceitos teológicos, mas não somos seres alienados. Apesar de separados espiritualmente do mundo, somos parte da sociedade, sujeitos a crises e a dúvidas. Quem entre os leitores nunca teve dúvidas? Quem nunca se questionou?

Somos sugestionáveis. Atingidos pelas circunstancias. Sujeitos a doenças, ao desemprego, a crise interior, a falta de dinheiro, a se enrolar numa divida e mais um monte de coisas. Somos seres humanos. Somos seres sociais.

Voltando a questão central desse nosso encontro, somos ansiosos. Todos nós. sem exceção. Alimentados pelo medo. Estamos bem e de repente surge algo que não estamos esperando e pronto. Começa o pensamento a ficar acelerado, a boca fica seca e não enxergamos nada além daquilo. A capacidade de raciocinar fica comprometida. Parece que mundo vai desabar. E quando as primeiras tentativas de solução não dão resultados, pronto! Vem a sensação ruim de incapacidade. Vem o pensamento que não há jeito, não há solução. As atitudes ficam delineadas pelo sentimento. E aí, não conseguimos nos alimentar. Não dormimos. Perdemos a paciência. Não há mais nada. Só o problema. E embalados pelo momento, não percebemos que magoamos, nos ausentamos, somos injustos. E ao invés de um, passamos a ter um monte de problemas para resolver.

Seria tão bom viver o ideal. Seria ótimo estalar os dedos e controlar os sentimentos. Mas não é assim. E posso afirmar: É uma questão de Fé. Acredito que quanto mais negamos nossa humanidade, mais temos problemas. Então a questão é aplicar a receita de Jesus: ”Não andeis ansiosos….” veja bem o Mestre não disse: Não fique ansioso. Não! Ele disse: “Não andeis Ansiosos…” Andar seria viver. Seria agir de acordo com a emoção. Jesus ainda nos dá uma receita de vida: “Vosso Pai cuida de vós…” conclui-se que há um tempo determinado por Deus para a resposta, ou seja, Deus zela por você, Deus se preocupa com você, e usa momentos de crise, usa os problemas como oportunidade de mostrar que Ele é o Senhor de sua vida. Aleluia.

Então amigo (a) confie e peça a Deus para acalmar seu coração. Primeiro porque você á capaz. Segundo Ele (Deus) está contigo. Não perca a oportunidade de aprender as lições de Fé. Viva a sua vida buscando a conquista de ser uma pessoa melhor. E não andeis ansiosos. Derrame os sentimentos em oração. Olhe pra traz e veja, quantos problemas você já venceu? Há… só pra me despedir: Esse que você está vivendo, vencerá também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.