domingo, 2 de outubro de 2011

Chorando aos pés de Jesus

Texto áureo: “Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso Gozo, em tristeza” (Tiago 4.9).
Leitura bíblica em classe: Jeremias 9.1-3,5-9.

SÓ OS INSENSÍVEIS NÃO CHORAM AOS PÉS DO SENHOR

1. DEUS LAMENTA QUEM RESISTE ABANDONAR ATITUDES MUNDANAS
* O Senhor sente tristeza dos amantes do pecado – Jeremias 9.1 Prouvera a DEUS a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em uma fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo. Romanos 6.6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
* O Senhor sente tristeza de corações enganosos – Jeremias 9.2 Prouvera a DEUS eu tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então, deixaria o meu povo e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, são um bando de aleivosos; Salmos 101.7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.
* O Senhor sente tristeza do desprezo a suas bençãos – Jeremias 9.3 e estendem a língua, como se fosse o seu arco para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e a mim me não conhecem, diz o SENHOR. Provérbios 10.22 A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.
2. DEUS LAMENTA QUEM RESISTE ENDENDER SEU ESTADO ESPIRITUAL
* Revelam falsidade aceitando somente os seus ideais – Jeremias 9.5 E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira; andam-se cansando em obrar perversamente. Salmos 31.23 Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba.
* Deixam a verdade e vivem planejando atos insensatos – Jeremias 9.6 A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o SENHOR. 2 Pedro 2.18 Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,
* Não se dão conta que há um caminho de julgamento – Jeremias 9.7 Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os fundirei e os provarei; por que, de que outra maneira procederia com a filha do meu povo? Hebreus 10.31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
3. DEUS LAMENTA QUEM RESISTE RESTAURAR A COMUNHÃO COM ELE
* Agem com fala suave mas tem um coração maldoso – Jeremias 9.8 Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior arma-lhe ciladas . Romanos 16.18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.
* Ignoram que uma visitação divina para juízo é inevitável – Jeremias 9.9a Porventura, por estas coisas não os visitaria? Tiago 2.13 Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.
* Esquecem que o bem é recompensado e o mal é punido – Jeremias 9.9b diz o SENHOR; ou não se vingaria a minha alma de gente tal como esta? Tiago 4.17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.