sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Como resistir as afirmativas venenosas contra a família

Introdução: Eis as vozes dos demônios das trevas soprando destruição e intrigas. São verberações maléficas e impróprias para o lar. Corrijamos nossas expressões antes que seja tarde demais. Não aceitemos nada que venha com a assinatura de anjos caídos ou de seus emissários. Busquemos a Deus em oração continuada e perseverante. Mesmo os escritores mais renomados não dão prioridade à família em suas obras; tratam de infundir ‘sonhos’ e ‘anelos’ de grande magnitude para o ser humano, mas a família é esquecida. Que sucesso se sobrepõe à paz da vida conjugal e ao aconchego dos filhos?

1 – VOCÊ NÃO É OBRIGADO A SE CASAR PARA TER RELACIONAMENTO ‘AMOROSO’; CASAMENTO IMPÕE RESPONSABILIDADE; VIVA O SEXO COMERCIAL: PAGOU, USUFRUIU. A Bíblia assegura que o matrimônio é sagrado: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.” Hb 13.4 ARC.

2 – VOCÊ NÃO É OBRIGADO A MANTER O COMPROMISSO ASSUMIDO COM SEU CÔNJUGE POR TODA A VIDA; AQUILO FOI NUM MOMENTO DE EMOÇÃO. A Bíblia responsabiliza o ser humano por suas palavras de compromisso: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.” Mt 5.37 ARC.

3 – VOCÊ NÃO É OBRIGADO A SUPORTAR O CONVÍVIO DE ALGUÉM QUE NÃO CUIDE PRIMEIRO DE SEUS INTERESSES. A Bíblia exige que o amor verdadeiro enxergue os valores do próximo: “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” Fp 2.4 ARC.

4 – VOCÊ DEVE DESVENCILHAR-SE URGENTEMENTE DA PESSOA QUE NÃO SE SUBMETE AOS SEUS CAPRICHOS. A Bíblia assegura a permanência do vínculo conjugal: “Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.” I Co 7.10-11 ARC.

5 – VOCÊ NÃO DEVE PREOCUPAR-SE COM OS SENTIMENTOS DE SEU CÔNJUGE, MAS COM OS SEUS. A Bíblia esclarece sobre o carinho e respeito devidos pelos casados entre si: “Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. I Pd 3.7 ARC.

6 – VOCÊ DEVE BUSCAR ALGO MAIS ‘INTERESSANTE’ DO QUE O QUE VOCÊ POSSUI; SAIA DA ROTINA. A Bíblia referenda a fidelidade, a monogamia: “Bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e pelas ruas, os ribeiros de águas? Sejam para ti só e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha e abraçarias o seio da estrangeira? Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele aplana todas as suas carreiras.” Pv 5.15-21 ARC.

7 – EXISTE ALGUÉM MELHOR DO QUE O CÔNJUGE QUE VOCÊ ESTÁ ‘TOLERANDO’. A Bíblia engrandece a aliança de amor por uma única pessoa no sentido romântico: “Sessenta são as rainhas, e oitenta, as concubinas, e as virgens, sem número. Mas uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe e a mais querida daquela que a deu à luz; vendo-a, as filhas lhe chamarão bem-aventurada, as rainhas e as concubinas a louvarão.” Ct 6.8-9 ARC.

8 – NÃO SE DEIXE FICAR COMPLEXADO OU COM SENTIMENTO DE CULPA AO DESPEDIR A PESSOA QUE ‘NÃO MAIS AMA’, ‘TODO MUNDO’ FAZ ISSO. A Bíblia mostra a ira que Deus exerce contra os cônjuges infiéis: “E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher do teu concerto. E não fez ele somente um, sobejando-lhe espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente de piedosos; portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais.” Ml 2.14-16 ARC.

9 – VOCÊ NÃO SERÁ RESPONSÁVEL PELOS TRAUMAS DE SEUS FILHOS DIANTE DOS FATOS ‘EVIDENTES DE SUA RAZÃO’ POR TROCAR DE CÔNJUGE. A Bíblia é rigorosa no que diz respeito às ações sobre os menores: “Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.” Mt 18.6 ARC. (Respeitando o contexto).

10 – SIGA SEMPRE O EXEMPLO DE ‘GRANDES PERSONAGENS’; DOS MAIS IRREVERENTES, ENGRAÇADOS, BELDADES QUE TRANSMITEM ‘LIBERDADE TOTAL’. A Bíblia proíbe o servo de Deus de ser padronizado pelo mundo: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2 ARC.

11 – VOCÊ ESTARÁ CONTRIBUINDO COM UM MUNDO CHEIO DE PESSOAS DE ‘INICIATIVA’; PESSOAS ‘CORAJOSAS’. A Bíblia condena os vícios dos atrevidos sensuais: “O homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca. Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos. Perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura.” Pv 6.12-15 ARC.

12 – EVITE LER A BÍBLIA; ELA CRIARÁ SENTIMENTO DE CULPA POR VOCÊ SER INGRATO OU INSENSÍVEL COM SEU CÔNJUGE. A Bíblia ensina sobre o valor da reconciliação: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.” Mt 5.23-24 ARC.

13 – NÃO ACEITE CONSELHOS DE AMIGOS PARA ENCONTRAR UM DENOMINADOR COMUM E PROSSEGUIR COM SEU CÔNJUGE; ELES NÃO SABEM DE SEU ‘SOFRIMENTO CRUEL’. A Bíblia tem perfeito parecer e orientação para a vida social e conjugal: “Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi a correção, não a rejeiteis e sede sábios. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me achar achará a vida e alcançará favor do Senhor. Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me aborrecem amam a morte.” Pv 8.32-36 ARC.

14 – SIGA AS RECEITAS DE REVISTAS SEMANAIS QUE CRIAM MUITAS FANTASIAS ‘BONITAS’ DE PESSOAS COM RECEITAS ‘QUENTES’. A Bíblia adverte sobre o caminho fantasioso, mas de destruição dos pecadores: “A mulher louca é alvoroçadora; é néscia e não sabe coisa alguma. E assenta-se à porta da sua casa ou numa cadeira, nas alturas da cidade, para chamar os que passam e seguem direito o seu caminho. Quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de entendimento diz: As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é suave. Mas não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno.” Pv 9.13-18 ARC.

15 – NÃO FIQUE ENVERGONHADO COM A FAMÍLIA DA PESSOA QUE VOCÊ DESPOSOU E QUE AGORA DESPREZA PRONTA E FRIAMENTE; ELES PRECISAM ‘ENTENDER’ O SEU LADO. A Bíblia ensina ao homem o lado honroso e feliz da vida matrimonial: “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade; os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida e do teu trabalho que tu fizeste debaixo do sol.” Ec 9.8-9 ARC.

16 – NÃO SE PREOCUPE COM O FUTURO DE SEUS FILHOS SEM O CARINHO DA UNIÃO DE PAPAI E MAMÃE; ELES QUE SE ORGANIZEM COM O TEMPO. A Bíblia responsabiliza os pais pela orientação de seus filhos: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” Pv 22.6 ARC. “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Ef 6.4 ARC.

17 – AJA SEMPRE COM O RIGOR DE QUEM ESTÁ COM A RAZÃO; NÃO ACEITE SER CONVENCIDO A HUMILHAR-SE; HUMILHAÇÃO É COISA PARA GENTE SEM ALTIVEZ. A Bíblia ensina a humildade, o acatamento e o respeito nos relacionamentos: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” Jo 13.14-15 ARC.

18 – SE ALGUÉM DISSER QUE NO INÍCIO DO NAMORO VOCÊ NÃO ERA ASSIM, RESPONDA QUE AQUILO É COISA DO PASSADO E NÃO IMPORTA NO MOMENTO. A Bíblia ensina sobre a resistência para manter viva a chama do amor conjugal: “As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam.” Ct 8.7 ARC.

19 – SE A PESSOA AMADA O PROCURAR PARA CONVERSAR E RESOLVER A QUESTÃO, SEJA RÍSPIDO E DIGA QUE NÃO HÁ O QUE CONVERSAR MAIS; QUE TUDO ACABOU. A Bíblia nos ensina a perdoar para sermos perdoados: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Mt 6.14-15 ARC.

20 – ACOLHA SEMPRE OS PARECERES NEGATIVOS DE FAMILIARES E CONHECIDOS SOBRE SEU CÔNJUGE; CREIA NAS INSINUAÇÕES DOS DESCONFIADOS E ‘CONSTATE’ QUE SUA INSEGURANÇA EM SEU CÔNJUGE TEM RAZÃO DE SER. A Bíblia enfatiza a força e o condicionamento do amor de Deus para sermos abençoados: “A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” I Co 13.4-7 ARC.

21 – DIGA SEMPRE DENTRO DE CASA PARA A PESSOA DESPOSADA E PARA OS FILHOS: ESTOU A PONTO DE EXPLODIR, AFASTEM-SE DE MIM! A Bíblia apresenta o chamamento confortante e terno do Messias Jesus Cristo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mt 11.28-30 ARC.

Conclusão: São estas as expressões diabólicas que mais têm conseguido destruir lares maravilhosos. É preciso que o casal e toda a família estejam munidos da graça de Deus, oração e leitura da Bíblia para resistir todas essas parafernálias e prosseguir distribuindo amor e recebendo ternura. A serpente que enganou no Éden continua solta e causando desastre por onde lhe concedem espaço; o linguajar de milhares de pessoas está recheado de veneno advindo dela. Sejamos cautelosos com o que escutarmos de parentes, ‘amigos’ ou da televisão. Em casos extraordinários de loucura, alcoolismo e ameaças de morte por parte do cônjuge, a pessoa deverá, além de orar, procurar ajuda pastoral e, até, das autoridades competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.