domingo, 2 de outubro de 2011

Confiança

“Esperei confiantemente pelo Senhor e Ele se inclinou param mim e me ouviu” (Sl 40.1).

Confiança significa segurança íntima e a palavra confiar quer dizer ter fé, esperar.

Portanto, confiança na realidade é esperar com segurança algo que irá acontecer. Entre a ansiedade e confiança existe um sentimento que se chama “perseverança” que é conservar firme em constância em algo. Nosso Deus nos mostra que para chegarmos ao alvo, chegarmos a promessa, devemos perseverar. Os confiantes não se precipitam. Eles olham a terra e mesmo vendo gigantes relatam o que sentem no coração. Se são confiantes , passarão o que sentem, ou seja , confiança (Js 14.7). Já os ansiosos se desesperam, olham para trás e contaminam os outros com seus medos (Js 14.8).A tendência dos ansiosos é desagradar a Deus, retroceder, ficar no caminho e não conquistar nada. Vejamos o exemplo dos ansiosos israelitas que construíram o bezerro de ouro (Ex 32). Eles sabiam que Moisés tinha ido ao monte para buscar a direção de Deus, mas ao ver que Moisés tardava em descer do monte fizeram pra si, um bezerro que veio a ser o deus de alguns deles, pois criam ter sidos guiados por deuses (Ex 32.4). Quando somos ansiosos, perdemos aquilo que Deus planejou, criamos nosso ídolos, colocamos reis segundo nosso coração no poder(como foi com Saul, I Sm 8.5-8) rejeitamos a Deus e sua vontade. Quando estamos ansiosos ficamos no caminho e perdemos a promessa (Nm 14.22-23).

Porém sempre no meio de ansiosos e covardes o Senhor suscita pessoa de fé, confiantes em Deus, homens e mulheres valentes, pessoas com outro espírito. Calebe era um desses que perseveraram e confiaram em Deus(Nm 14.24, Js 14.8), pois mesmo esperando um grande tempo pela promessa, não olhou para trás, até que a palavra de herança dada por Deus sobre sua vida se concretizasse. A palavra de Deus diz. “Mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam (Is 40.31). Calebe, mesmo já velho, continuava forte (com sua força renovada), pois o Senhor conservou em vida com a mesma força de jovem (Js 14.10-11). Quando confiamos no Senhor, não tememos o amanhã e seus cuidos. Descansamos nele e sossegamos. Sabemos que confiando em Deus dormimos seguros (Sl 3.5; 4.8; 5.3).

Nosso Deus trabalha para aqueles que Nele esperam (Is 64.4). Ele está atento a nós (Sl 11.4), Ele não dorme (Sl 121.3-4) e nos retribui mesmo quando estamos dormindo. Os que confiam nele não são envergonhados, mas aqueles que traem o Senhor é que serão(Sl 25.1-3). Quando eu falo em descansar, esperar e confiar isto não significa que não devemos agir, devemos sim é esperar Nele, não por Ele (Sl 91.1-2). A busca deve ser nossa para que a confiança aumente e a promessa chegue. A palavra de Deus diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará” “Descansa no Senhor e espera Nele (Sl 37.5;7). Os que esperam possuirão a terra (Sl 37.9). Quando agimos na ansiedade nascem Ismaéis (filhos da carne), quando confiamos no Senhor nascem Filhos da promessa (Isaques)(Gl 4.23).

E esses filhos são o reflexo das nossas atitudes. Se agimos na ansiedade geramos em várias áreas de nossas vidas, frutos da carne, para escravidão, enquanto quando esperamos e confiamos em Deus geramos frutos do Espírito para a liberdade, herdando assim a promessa (Fl 4.29-31).

Amados, o relógio de Deus é diferente do nosso. O Dele é Kairós (tempo da plenitude), o nosso chronos (tempo humana). Há tempo para tudo, para todo propósito (Ec 3.1-8). Salomão mostrou sua ansiedade e quanto tempo perdeu correndo ansiosamente atrás do vento (Ec 3.3/4.16) no livro de Eclesiastes, mas seu pai Davi mostrou a confiança que tinha em Deus (por isso era segundo o coração de Deus) no livro de Salmos. Podemos nestes dois livros ver o que é viver ansiosamente e viver confiantemente.

Saiba que o Senhor conserva em perfeita paz aquele cujo propósito firme é confiar Nele (Is 26.3). Eles não serão abalados. Os confiantes são tão firmes que são comparados ao monte de Sião que não se abalam, mas que permanecem firmes para Sempre. O Senhor também fará prosperar aqueles que confian Nele em tudo (Pv 28.25).

Então meu amado(a) sabendo que ansiedade e o cuidado dessa vida para nada servem e que a confiança em Deus poderá levá-lo a lugares que nunca pensaste (I Cor 2.9). Então, porque você não coloca toda a vossa ansiedade em Deus e confia Nele.

Jesus disse: “Vinde a mim vós que estais cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei e achareis descanso para a vossa alma”. (Mt 11.28).

Como Jesus chamou a Marta, hoje ele te chama. “Andas inqueita e te preocupas com muitas coisas” (Lc 10.41) e ele chama tua atenção dizendo:

“Filho(a) larga mão de ser “Marta” e escolha a melhor parte (Lc 10.42).

E a melhor parte é confiar em Deus, pois aquele que prometeu é fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.