domingo, 2 de outubro de 2011

crentes que fazem a diferença / estar disposto :

Jeremias 18.1-2: “1 Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.”

ESTAR DISPOSTOS

O texto prossegue dizendo que Deus disse a Jeremias: “dispõe-te”.
Jeremias devia se preparar, sair de onde estava e fazer o que Deus iria mandar. Sempre que encontramos na Bíblia a expressão “dispõe-te”, refere-se a se preparar, colocar-se a postos, estar pronto para fazer algo.
Assim também nós devemos ter o coração disposto a obedecer a Deus, a nos submetermos às mudanças que Ele pretende fazer em nós. Devemos nos levantar e nos colocar a postos para sermos utilizados por Deus como lhe apraz. Temos que nos dispor a:
a) ouvir o que Deus nos diz
b) obedecer à Sua Palavra
c) trabalhar conforme orientações de Deus
d) ser moldados por Deus
e) renunciar a tudo o que pode nos afastar de Deus.

 DESCER

Deus disse a Jeremias: “Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouviras as minhas palavras”.
A casa do oleiro ficava no vale, por isso era necessário descer. Mas na sequência do texto vemos que o oleiro, na verdade, representa Deus, que trabalha o seu povo como vaso de barro. Nós somos os vasos feitos pelo Oleiro. Se assim é, para nós a casa do oleiro vem a ser a Casa de Deus. Naquele tempo, a Casa de Deus era o Templo de Jerusalém, construído sobre o monte Moriá.
Portanto, a Casa de Deus não ficava num lugar baixo, mas num monte, um local elevado, e para se chegar lá não se descia, antes, era necessário subir.
Na verdade, o ato de descer simboliza, para nós, o humilhar-se na presença de Deus.
Descer à Casa do Oleiro tem a ver com abandonar qualquer sentimento de arrogância, de autosuficiência, colocar-se em posição de humildade diante dAquele que nos fez, que nos mantém e que tem o poder para fazer conosco o que melhor lhe aprouver.
Descer à Casa do Oleiro é reconhecer que somos barro, e que diante de Deus, o Oleiro, não somos absolutamente nada.
É reconhecer que somos transitórios, enquanto Deus é eterno.
É reconhecer que nada sabemos, enquanto Deus tem o pleno conhecimento.
É reconhecer que nada podemos mudar, mas Deus tem em suas mãos o controle de todas as coisas.
É reconhecer que podemos fazer projetos, mas que eles somente serão cumpridos se Deus nos permitir, e serão bem sucedidos se Deus der a Sua bênção.
É reconhecer que somos pecadores, e carecemos da Graça de Deus.
É admitir que não podemos barganhar com Deus, pois não somos donos de nada, não estamos em posição de exigir ou oferecer nada a Deus, ao passo que a Ele pertence tudo o que existe.
Hoje, cada cristão é Templo do Senhor, onde habita o Espírito Santo, e onde estão reunidos os cristãos, ali é Casa de Deus. Devemos ir à Casa de Deus, onde estão congregados os filhos de Deus, com o coração quebrantado, em posição de ouvir a Palavra.
“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmo 51.17)
Deus não se agrada daqueles que se achegam à Sua Presença com altivez, julgando-se donos da verdade, superiores aos demais, santos acima de todos os santos. Antes, Ele tem prazer naquele que é humilde e que reconhece quem é Deus, e se dispõe a ouvir a voz do Pai com o coração quebrantado. Esse ouvirá a Palavra de Deus, e Ela produzirá frutos em sua vida.

CONCLUSÃO

Fazer a diferença em meio a uma sociedade cujos valores morais e éticos estão em decadência não é tarefa fácil, mas é necessária. Essa tarefa somente pode ser cumprida se nos dispusermos a servir a Deus com integridade e retidão, vivendo conforme Sua Palavra, não buscando agradar a homens, mas apenas ao nosso Pai Celeste, que nos fortalece.

“Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.” (Filipenses 2.14-15)

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 2.29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.