quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CRENTES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Jeremias 18.1-2: “1 Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.”

INTRODUÇÃO

A sociedade em que estamos inseridos tem-se corrompido cada dia mais. Os valores pregados por este mundo incentivam à busca do prazer pessoal, da falta de limites, da obtenção daquilo que se deseja custe o que custar. Quando ligamos a televisão somos fuzilados por imagens sensuais ou violentas, notícias de guerras, de conflitos, de homicídios, roubos e todo tipo de agressão que as pessoas cometem umas contra as outras. São fatos e imagens capazes de causar depressão a quem procura levar uma vida de integridade e retidão. Há um declínio moral nessa sociedade, onde palavras como respeito, honra, dignidade, amor, etc., soam de forma estranha e parecem fazer parte de uma realidade muito distante.
Nós, cristãos, vivemos nessa sociedade. Aqui moramos, trabalhamos e realizamos todos os demais atos de nossas vidas. Entretanto, Deus nos fez vasos de bênção, de honra, e deseja que façamos a diferença em meio a uma geração corrompida, não nos contaminando com suas filosofias mundanas, mas agindo de maneira oposta e vivendo conforme os valores que o SENHOR nos ensina.
Jesus Cristo disse: “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 5.14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 5.15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 5.16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5.13-16)
Jeremias foi um profeta que serviu como instrumento de Deus para levar sua mensagem ao povo judeu em um período em que o povo estava afundado na corrupção causada pelo pecado. As pessoas haviam se afastado de Deus, servindo a falsos deuses e fazendo a sua própria vontade. Mas Jeremias foi exemplo de um homem fiel a Deus, um crente que fez a diferença em meio a uma geração corrupta, não se deixando contaminar pelo comportamento da sociedade em que vivia, porém servindo a Deus com integridade e retidão.
Todos nós, que professamos nossa fé em Jesus Cristo e chamamos Deus de Pai, temos o dever de nos mantermos afastados daquilo que não agrada a Deus, firmando-nos na vontade do Pai, pois assim faremos diferença neste mundo.
Na passagem bíblica que lemos, podemos ver algumas atitudes que podem nos ajudar a sermos homens e mulheres fiéis, assim como foi Jeremias em seu tempo.

Fazer a diferença em meio a uma sociedade cujos valores morais e éticos estão em decadência não é tarefa fácil, mas é necessária. Essa tarefa somente pode ser cumprida se nos dispusermos a servir a Deus com integridade e retidão, vivendo conforme Sua Palavra, não buscando agradar a homens, mas apenas ao nosso Pai Celeste, que nos fortalece.

“Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.” (Filipenses 2.14-15)

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 2.29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.