sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cuidado com a serpente

Introdução: Satanás não aparece em pessoa a todo o momento para tentar e atrapalhar a vida das pessoas, mas tem seus meios de prejudicar e até destruir a vida delas. Tudo o que ele mais ‘anela’ é a liberdade da aproximação e a atenção do justo e do pecador para iludi-los com artimanhas, mentiras e dúvidas a respeito de Deus.

1 – ELA RECEBEU DE DEUS CAPACIDADE ‘DIFERENCIADA’, E O DIABO TRANSFORMOU ISSO EM ASTÚCIA. “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito.” Gn 3.1 ARC. Se a inteligência de alguém não estiver a serviço de Deus estará a serviço do maligno.

2 – ENTROU NO JARDIM DO ÉDEN SEM SER CONVIDADA. A serpente não sabe o que é ética. Muitas pessoas também não. Elas chegam sem avisar e não se tocam que estão sendo empecilho ou intrometidas, que não são bem-vindas.

3 – INICIOU O DIÁLOGO COM EVA DE MODO INTRUSO. “E esta disse à mulher.” É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Gn 3.1 ARC. O tentador chegou-se a Jesus do mesmo modo, sem ser chamado. ‘Entendidos’ que gostam de dar palpites são perigosos.

4 – TENTOU CRIAR DÚVIDA SOBRE A PROIBIÇÃO DETERMINADA POR DEUS. “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Gn 3.1 ARC. No deserto, o diabo fez o mesmo com Jesus. Pessoas usadas pelo demônio criam dúvidas sobre Deus e sobre seus ungidos e profetas.

5 – USOU DE SAGACIDADE PARA CONVENCER EVA A DESCRER DA BONDADE DE DEUS. “Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gn 3.5 ARC. Lúcifer quis ser como Deus e não conseguiu. Ele impulsiona o orgulho nas pessoas para suspeitarem do amor de Deus.

6 – ASSEGUROU QUE NENHUM MAL VIRIA AO COMEREM DO FRUTO PROIBIDO. “Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.” Gn 3.4 ARC. A serpente contradisse a palavra de Deus. A serpente estava errada.

7 – INDUZIU EVA A DESOBEDECER A DEUS. O diálogo com pessoas de má índole é perigoso. Elas não medem as consequências. Elas incentivam os demais ao desastre. Está oprimida ou possessa a pessoa que afirma: ‘Você decide seu caminho e não precisa dos conselhos de Deus’.

8 – PAULO ESCREVEU QUE EVA FOI ENGANADA PELA SERPENTE. “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” II Co 11.3 ARC. Quando alguém esfria nosso desejo de estar na Casa de Deus; quando alguém cria distúrbios em nosso relacionamento conjugal, está sendo instrumento da serpente.

9 – EVA CEDEU À TENTAÇÃO E COMEU DO FRUTO PROIBIDO. “E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu.” Gn 3.6 ARC. Finalmente a serpente conseguiu seu sinistro intento. Adão e Eva não receberam palavras de consolação da serpente após a queda. Ela fugiu. Assim é com o pecado; pessoas estimulam outras à iniquidade e depois as abandonam.

10 – DEU DO FRUTO PROIBIDO AO SEU ESPOSO. “E deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gn 3.6 ARC. O pecado é contagioso: alguém cai na desgraça e não se conforma em ver outros bem de vida; desejam derrubá-los.

11 – ADÃO ACUSOU EVA POR DAR-LHE DO FRUTO PROIBIDO. “Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.” Gn 3.12 ARC. As carícias cederam lugar às acusações.

12 – EVA ACUSOU A SERPENTE DE ENGANÁ-LA. “E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” Gn 3.13 ARC. Eva sentiu que foi enganada. Era tarde. Vigiemos!

13 – CONSEQUÊNCIAS AO CASAL. A Eva: “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” Gn 3.16 ARC. A Adão: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gn 3.17-19 ARC. O salário do pecado é a morte; antes dela, a dor e o sofrimento.

14 – A SERPENTE FOI SEVERAMENTE CASTIGADA POR DEUS. “Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida.” Gn 3.14 ARC. Ela foi humilhada.

15 – O CASAL PERDEU A INOCÊNCIA. “E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu.” Gn 3.21 ARC. A liberdade de andar nus foi interrompida. Deus fez o casal ter pudor. O nudismo público é criação de Satanás.

16 – O CASAL PERDEU A MORADIA NO JARDIM DO ÉDEN. “O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado.” Gn 3.23 ARC. A serpente faz o ser humano perder tudo. Ela joga com a sedução e a fantasia, mas quando a pessoa ‘acorda’ está entre os porcos e sem paz.

17 – A SERPENTE SIMBOLIZA O DIABO. “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Ap 12.9 ARC. Deus não compactua com o pecado, mas condena-o. Deus expulsou o anjo rebelde de sua presença e comunhão.

18 – CRISTO JESUS DERROTOU A SERPENTE. Deus acrescentou: “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gn 3.15 ARC. O diabo será lançado no Lago de Fogo. Jesus o derrotou na cruz do Calvário. Jesus disse: “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” Jo 16.11 ARC.

Conclusão: A serpente está solta. ‘Passeando’ pela terra. Causando tragédias entre as famílias e nações. Ela tenta perturbar a ordem da igreja e criar dúvidas entre o povo de Deus. Porém, as portas do inferno (as forças demoníacas) não prevalecerão contra a Igreja, a Noiva do Cordeiro. Tiago adverte: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tg 4.7 ARC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.