terça-feira, 4 de outubro de 2011

Desarme-se! Ou melhor, Arme-se!

Texto Bíblico: 2 Timóteo 3.1-5 e 2Coríntios 10.4-6

Antes de falar da armadura que nos protege das artimanhas do Diabo, Paulo enfatiza, primeiro, o fato de que “não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12). O combate espiritual é travado contra seres invisíveis, que personificam as extremidades do mal. E as suas armas são espirituais, não físicas. Eles não podem morder fisicamente, violentar-nos sexualmente, ou fazer-nos levitar. Mas podem tentar-nos a trapacear, roubar e mentir.

Além do mais, é crucial notar que, embora o Diabo  possa interagir diretamente conosco, de modo físico, pode AINDA ter acesso a nossa mente. Ele não pode ler a nossa mente, mas pode influenciar os nossos pensamentos.

Se abrirmos a porta para Satanás, por falhar em vestir a completa armadura de Deus, ele fará algo como sentar-se em nosso ombro e cochichar em nosso ouvido. O cochicho não pode ser discernido com os ouvidos físicos; pode, no entanto, penetrar “o ouvido” da mente.

Não podemos explicar como esta comunicação acontece, mas que tais comunicações de mente para mente ocorrem é indiscutível. Não fosse assim, o Diabo não poderia ter tentado Judas a trair seu Mestre, seduzido Ananias e Safira para enganar Pedro, ou incitado Davi a fazer o censo. Nem o apóstolo Paulo teria de nos instruir a vestir “toda a armadura de Deus, para que [possamos] resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes” (Ef 6.13).

Finalmente, Paulo deseja que entendamos que, embora os anjos caídos não sejam serem físicos, são tão reais quanto a carne sobre os nossos ossos. Eles são seres malévolos, e a imensidão de seu intelecto excede a de qualquer pessoa que já viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.