sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Fanatismo ou intimidade?

Jejuar, orar por muito tempo, ler e meditar em demasia na Bíblia, ir aos cultos frequentemente, obedecer dentre tantos outros fatos vistos e realizados por nós servos do Todo-Poderoso seria um fanatismo?
A meu ver não.
Quando fazia minha faculdade de filosofia não gostava de ser taxado de fanático apenas por acreditar na Bíblia, hoje podem me chamar de fanático que não fico chateado, na realidade todos seríamos loucos em vez de fanáticos, só um louco pode ter fé, um puro intelectual jamais o terá.
Quando me refiro a louco não direciono ao louco patológico, mas ao louco ontológico aquele que salta no escuro da fé, que se ergue no braço do Invisível e que se sustenta na Rocha do Todo-Poderoso, do qual o grande filósofo kierkegaard. Quando denominou a Abraão de cavaleiro da fé, em sua obra temor e tremor (muito boa obra, eu aconselho a todos os teólogos)
Kierkergaard o chama assim por ele suplantar os dois primeiros estágios da existência alcançando assim o último estágio quais sejam:
1. Estético;
2. Ético;
3. Religioso.
Quem seria fanático neste caso? Kierkergaard ou Abraão? A meu ver nenhum.
Acredito que o fanatismo perpassa por uma linha horizontal, ou seja, de homem para homem, mas quando essa linha torna-se vertical o fanatismo se dissipa e torna-se FÉ, ou seja, numa relação homem-Deus ou Deus-homem.
Traduzindo: Um homem ouve uma ordem de Deus (ele sabe e tem certeza que foi Deus) e, não de outro homem ou quando o faz na dúvida.
Não obstante, assim mesmo Deus permite que o inquirimos, até acredito que Deus quer que o consultemos, o contra argumentemos (Is 1:18).
Deus jamais nos mandará fazer algo acima da sua Palavra, então se Deus mandar eu me suicidar jamais o farei, porque sei que não foi Ele. De fato é muito complicado discutir isso porque renderia mais alguns panos para manga.
Em meu ponto de vista levo como pano de fundo a BÍBLIA.
Agora, os casos relacionados abaixo, não diria que seja de fanatismo, diria que seja de pessoas que se jogam não no escuro da fé, mas no abismo da ignorância:
• Autoflagelação e crucificação de católicos filipinos.
• Americana mata filho por asfixia durante sessão de exorcismo.
• Cristão pega 5 anos de prisão por tentar converter vizinho muçulmano.
• Oregon punirá quem não levar filho ao médico por causa de ‘cura pela fé’.
• 'Minha mãe me odeia. Sou filha de Testemunhas de Jeová.'
• Americano gasta todo seu dinheiro para alertar sobre o ‘terremoto global’.
• Brasileiro é preso ao gritar Virgem Maria em mesquita do Paquistão.
• No Egito, confronto entre muçulmanos e cristãos mata dez pessoas.
• Atrofia braço que adorador de Shiva mantém erguido há 38 anos.
• Menino-bomba sobrevivente conta que talibãs lhe prometeram o céu.
• Mulher acusada de adultério apanha da polícia religiosa da Indonésia.
• Vídeo amedronta americanos com mensagem de terrorismo religioso.

Reflitamos nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.