domingo, 2 de outubro de 2011

Liberte-se da Ansiedade

Ansiedade, segundo a Psiquiatria médica é: sensação de receio e de apreensão, sem causa evidente, e a que se agregam fenômenos somáticos como taquicardia, sudorese.

Nos últimos dias temos visto um grande mal do século, posso considerar assim,a “famosa ansiedade”, pois os fatos evidentes nos mostra o quanto as pessoas tem sofrido. Derrotas aparentes, projetos tem sido a grande frustração de muitos, imagine um jovem estudar todo um tempo com um propósito de conquistar seu sucesso financeiro, após algumas tentativas não ver a paga pelo seu esforço, imagine uma jovem sonhar em encontrar o seu “príncipe encantado”, após uma longa espera casar e logo depois descobrir que entrou em um barco furado, pais que dedicaram um bom tempo na criação dos filhos, descobrirem depois que todo o seu esforço teve como resultado, muita dor de cabeça. Em meio a tantas decepções as pessoas ficam com receio, sensação de impotência, alma abatida.

Firma-se na Palavra, ótimo remédio para ansiedade

“A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra”. Provérbios 12.25.

Como se ver, o sábio ao escrever o texto mencionado acima, nos mostra o que a ansiedade faz ao homem, o abate, deixa-o deprimido sem pespectivas olhando mais para as circustâncias do que para a solução dos problemas. Sabemos que o SenhorJesus através da sua palavra pode sim, nos levantar, elevar nossa alta-estima, nos tirar de densos vales, como está escrito: “…mas a boa palavra o alegra.” O nosso maior problema é vivermos preocupado mais com as coisas materiais, com nosso sucesso terreno, quando as coisas estão dando certo, tiramos a atenção dos resultados positivos e olhamos para as possibilidades de fracasso.

No evangelho de Lucas cap. 10, apartir do versículo 38, vemos o caso de Marta que um certo dia ao saber da presença de Jesus em sua aldeia, recebeu o Senhor em sua casa, ela tinha uma irmã chamada Maria que ao ver Jesus na sua residência, sentou-se aos pés do mestre para ouvir os seus ensinamentos, por outro lado, Marta muito preocupada com a ilustre presença, andava de um lado para o outro, certamente arrumando a casa, preparando algo para Jesus comer. A ansiedade de Marta foi tanta que ela se irritou com Maria, chamando a atenção do mestre: “… Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe , pois, que venha ajudar-me.” A resposta de Jesus foi instantânea: “…Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”. Lucas 10.41,42

Isso foi magnífico, acho que Marta deve ter mirando bem no Senhor e ter pensado, no que estava perdendo, deixar de ouvir os ensinos do Mestre seria assim, o maior despedício. Meu amigo, a ansiedade não nos leva a lugar algum, muito pelo contrário, nos deixa surdos e cegos para com as possibilidades de Deus em nossas vidas. Se você esta ansioso, seja pela sua vida espiritual, física, digo, financeira, profissional, familiar, etc. Apresente as tuas razões ao Senhor, Ele cuidará de ti, te levantará do pó, te porá por cabeça e não calda, seja inteligente. Se entregar teus caminhos ao Senhor, confiando firme em sua palavra, saiba, você vai vencer.

“…não andeis ansiosos pela vossa vida…buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6.25ª, 33

O grande mal da ansiedade

Mateus – 6 – 25 : 25 A palavra ansiedade, na língua grega, significa estrangulamento. A ansiedade nos tira o oxigênio, corta o nosso fôlego e nos asfixia. Ela rouba nossas forças, embaça nossos olhos e tira de nós a perspectiva do futuro. A ansiedade é um mal que atinge a todos, pobres e ricos, doutores e analfabetos, homens e mulheres, adultos e crianças. A pressão da vida moderna, a falta de comunicação no lar, o isolamento das pessoas e a ausência da comunhão com Deus abrem a porta para a ansiedade.

Jesus nos alerta a não vivermos ansiosos com respeito ao dia de amanhã, quanto ao que havemos de comer, beber ou vestir (Mt 6.25). Não administramos o futuro, por isso não podemos sofrer por alguma coisa que ainda está para acontecer. A ansiedade é inútil, pois além de não nos ajudar a resolver o problema amanhã, ela nos enfraquece hoje. A ansiedade é incoerente, pois muitas vezes sofremos hoje por algo que jamais vai acontecer. E se tivermos de enfrentar um problema, a ansiedade nos leva a sofrer duas vezes, pois sofremos antes e quando o problema chega, vamos ter que encará-lo novamente. A ansiedade é um ato de incredulidade. Ficamos ansiosos porque duvidamos que Deus é poderoso e suficiente para cuidar da nossa vida. Onde a ansiedade se instala, a fé não tem mais espaço.

Jesus nos ensina que a criação de Deus é um antídoto contra a ansiedade. Os pássaros não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros, mas Deus os alimenta. Os lírios do campo se vestem garbosamente e eles não trabalham nem fiam, no entanto nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles (Mt 6.28,29). O apóstolo Paulo diz que não devemos ficar ansiosos por coisa alguma, antes devemos apresentar a Deus em oração nossas necessidades (Fp 4.6). O apóstolo Pedro diz que devemos lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade porque ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7).

Davi nos ensina a receita para a cura da ansiedade. Ele diz que devemos nos agradar de Deus, sabendo que ele é poderoso para satisfazer os desejos do nosso coração (Sl 37.4). Temos que ter a coragem de entregar nosso caminho ao Senhor, confiar e descansar nele, sabendo que ele tudo fará por nós (Sl 37.5,7). O mesmo Deus que está na sala de comando do universo também dirige a nossa vida. Nossas crises não o apanham de surpresa. Ele conhece nossas necessidades antes mesmo que as apresentemos a ele. Nós valemos mais que as aves do céu e os lírios do campo. Ele jamais vai desistir de completar sua obra em nós. Se ele nos permite passar por situações difíceis isso não significa ausência de amor nem falta de cuidado, mas ação pedagógica para esculpir em nós o caráter de Cristo. Deus está trabalhando em nós e nos transformando de glória em glória para refletirmos a imagem do seu Filho. Todas as coisas que se nos vêm são trabalhadas pela providência divina para o nosso bem último e maior (Rm 8.28).

Não deixe seu coração ficar prisioneiro da ansiedade. A Bíblia diz que “a ansiedade no coração do homem o abate” (Pv 12.25), mas “o ânimo sereno é a vida do corpo” (Pv 14.30). Diz a Escritura: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 17.22). Descanse em Deus. Tire os seus olhos das circunstâncias e ponha-os naquele que está acima e no controle das circunstâncias. Não entre na caverna da depressão, mas diga à sua própria alma: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl 42.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.