sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Manchetes de homens valentes da Bíblia

Introdução: As palavras das pessoas informam seus sonhos e objetivos, seu ânimo ou descontentamento. Jesus Cristo, o maior psicólogo de todos os tempos, disse que a boca fala do que o coração estiver cheio. Ficaram para a posteridade as máximas de servos de Deus. Eles falaram muitas, e eu selecionei algumas. É legado valioso e inspirador. Coloquemos tais marcas em nossas almas.

1 – Abraão disse: “E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.” Gn 22.8 ARC. Valorizou a assistência divina. Deus exigira uma prova de amor e rendição de seu servo Abraão, uma prova de fé; ele se dispôs a obedecer. Sabia que Deus é o Senhor da providência: põe e tira; acrescenta e diminui; oculta e revela; cobra, mas galardoa. O crente trabalha, economiza, investe, mas sabe que a providência está nas mãos de Deus. O escape vem do Senhor dos Exércitos. Ficar perturbado para quê?

2 – José disse: “Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.” Gn 45.8 ARC. O dramático viver de José escondia o plano de Deus. Tudo concorria para o bem de sua família e de seu povo. O futuro estava desenhado pelo Senhor Supremo. Finalmente, veio o cumprimento de seus sonhos. A família estava salva e a ‘nação’ de Israel também.

3 – Calebe disse: “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” Nm 13.30 ARC. Calebe sabia da existência dos gigantes e inimigos, mas confiava mais em Deus do que tinha medo deles. Calebe vivia à sombra das palavras maior é o que está conosco do que o que está com eles. Conquistas demandam coragem e fé. A fé não se baseia na proporcionalidade, mas no poder de Deus.

4 – Josué disse: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Js 24.15 ARC. Considerou o servir a Deus com sua família a atitude mais importante de sua vida e missão. Já escrevi que governantes não se incomodam com a destruição dos vínculos familiares. A igreja deve urgentemente trabalhar a área familiar. A família é sagrada. Precisa servir a Deus. A violência doméstica e social advém, na maioria das vezes, da deterioração da família sem a orientação dos preceitos bíblicos; sem vida de oração.

5 – Neemias disse: “E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” Ne 6:3 ARC. Recusou reunir-se com críticos desocupados. Os muros estavam sendo reconstruídos, o que estava incomodando muita gente. Então a estratégia dos contrários era tomar o tempo do executivo Neemias e desviá-lo de seu foco. Ele, porém, conhecia as manhas e armadilhas do sistema da oposição e recusou atendê-las, ou misturar seu desempenho com a ‘solidariedade’ de outros. Pastores devem atentar para este fato.

6 – Jó disse: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” Jó 19.25 ARC. Declarou sua fé no Messias que havia de vir. É fácil fazer declarações bombásticas em tempo de abundância ou notoriedade; mas em tempos de carestia, solidão e dor, a figura é outra bem diferente. Jó perdera seus bens, seus filhos; seus amigos se afastaram, e até sua confidente esmorecera. Amaldiçoa a Deus e morre, ela disse. Nesse vale de lágrimas e abandono, Jó ergue-se em inspiração e esperança: Eu verei a Deus! As mais duras provas se abatem sobre os justos, mas o Senhor cuida deles. As contradições terminarão. O dia do final das lamentações está chegando. Animemo-nos!

7 – Salomão disse: “E a casa que estou para edificar há de ser grande, porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.” II Cr 2.5 ARC. Enfatizou o dever de reconhecer a grandeza de Deus e de como servi-lo. A grandeza da casa não seria a metragem, mas a majestade dela. Seria de tal magnitude, que reconheceu: Se o senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Salomão escolheu mão de obra especializada e material de primeira qualidade. Os termos citados são de temor e reverência e não de aparências e ‘status’. Salomão edificava A Casa de Adoração e não um museu para visitação.

8 – Jesus Cristo disse: “Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” Mc 10.45 ARC. Apresentou seu amor, sua renúncia e disposição como prontidão para redimir a humanidade para Deus. O altruísmo de Cristo é completo. Tudo pela raça humana. Tudo para redimir os perdidos. Esse é o Jesus que precisa ser confessado diante dos homens. O Jesus que sara feridas, que cura a alma. O Jesus que resgata, que conquista, que toma do diabo o que pertence a Deus. Que exemplo para nós ministros!

9 – Paulo disse: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” At 20.24 ARC. Colocou sua vocação acima de todas as ocupações e valores humanos. Paulo deve ter se licenciado ou abandonado sua cadeira no sinédrio. Sua missão era, por demais, sublime para outro fator roubar seu tempo, sua dedicação. Viver ou morrer está nas mãos de Deus, dizia. Aprendera com Jesus que disse ao Pai: Tudo está consumado; e queria dizer um dia: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

10 – João disse: “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.” III Jo 1.4 ARA. Declarou onde residia o sucesso de seu ministério. Seus discípulos e amigos andando na fé com integridade. O dinheiro, a fama, e todas as regalias e honrarias do mundo jamais se equipararão a poder dizer: Meu gozo é saber que meus filhos andam na verdade.
.
11 – Tiago disse: “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tg 2.26 ARC. Conversas e boas intenções são coisas vazias se estiverem destituídas de ações pertinentes. O empreendedor de Deus descruzará seus braços e agirá. Os solidários procurarão onde está a necessidade e a satisfarão sem perda de tempo. Distribuirão. Regarão o que estiver seco. Assistirão a irmandade e os carentes onde estiverem. Amarão com obras vivas.

Conclusão: Estas são algumas das verdades ditas com determinação pelos servos do passado. São pepitas de diamantes para os cristãos em geral. Recordar e tentar por em ação tais ‘princípios’, é de bom alvitre e, com certeza, colecionar êxito e vitórias pessoais e pelo reino de Deus. Nada de esmorecimento ou indiferença; nada de cansaço ou negligência! A vossa obra tem uma recompensa. Vários homens e mulheres da Bíblia afirmaram verdades profundas, mas este estudo abrigou estas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.