sexta-feira, 7 de outubro de 2011

MARIA É A MEDIADORA E CO-REDENTORA ?

Mediadora é simplesmente o feminino de Mediador. O Catolicismo ensina que Maria, assim como o Senhor Jesus Cristo, é um Mediador entre Deus e o homem. O Catecismo da Igreja Católica, de 1994, diz, na questão #969 "... A Abençoada Virgem é invocada na Igreja como Advogada, Ajudadora, Benfeitora e Mediadora". O Catecismo para Adultos diz: "assim como temos um Mediador diante do Pai, que é Jesus Cristo, também temos uma Mediadora diante do Filho: A Santíssima Maria".
O Catolicismo acredita que toda a graça de Deus vem ao homem através de Maria. Mais uma vez, o Catecismo para Adulto diz: "A graça concedida ao homem compreende três passos sucessivos: Deus a comunica a Cristo, de Cristo ela passa à Virgem e, através da Virgem, chega a nós".
Uma oração Católica chamada "The Litany of Loretto", encontrada numa versão de bolso, publicada pelos Irmãos Benziger, inclui a seguinte referência sobre a suposta obra de Maria:
Santa Maria, orai por nós.
Santa Mãe de Deus, orai por nós.
Santa Virgem entre as virgens, orai por nós.
Mãe da divina graça, orai por nós.
Mãe imaculada, orai por nós.
Mãe de nosso Criador, orai por nós.
Virgem mais venerável, orai por nós.
Porta do céu, orai por nós.
Refúgio dos pecadores, orai por nós.
Conforto dos aflitos, orai por nós.
Rainha dos Anjos, orai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, orai por nos.
Rainha do santíssimo rosário, orai por nós.
A oração mais famosa endereçada a Maria é a Ave Maria ou Salve Rainha! O Catolicismo ensina que é mais fácil vir a Maria do que ao próprio Cristo. O Cardeal Tiago Gibbons, em seu livro A Fé de Nossos Pais, disse, "... quão irresistível é a intercessão de Maria, que nunca ofendeu o Deus Todo Poderoso com pecado ...". Alphonsus Liguori, uma das maiores autoridades da lei canônica católica romana, diz, na página 248 das Glorias de Maria, que "freqüentemente obtemos mais prontamente o que pedimos rogando pelo nome de Maria do que invocando o nome de Jesus".
Entretanto, Maria não é a Mediadora ou Mediador de forma alguma! Não há nenhum versículo em toda a Palavra de Deus que nos informe que Maria intercede com Cristo em nosso favor! Ao contrário, a Palavra de Deus diz que Cristo é o único Mediador entre Deus e o homem. I Timóteo 2:5 diz, "há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem". I João 2:1 diz que Jesus Cristo, não Maria, é nosso Advogado para com o Pai. "Se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo...". Hebreus 7:25 diz, sobre Jesus, "Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles". Hebreus 9:15 diz, "E por isso [Cristo] é o Mediador de um novo testamento". Hebreus 9:24 diz, "Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus". Hebreus 4:15 diz que Cristo é nosso grande Mediador que foi tentado como nós e por isso nos compreende e nos sustenta em nossa fraqueza. "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas franquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado". Efésios 3:12 diz, "No qual [Cristo] temos acesso com ousadia e confiança, pela nossa fé nEle".
Nas Escrituras nem Cristo nem alguma outra pessoa nunca disse ao povo que orasse para Maria! Na Palavra de Deus, Maria nunca convida ninguém a orar para ela ou adorá-la. As Escrituras não nos ensinam a orar para Maria ou ao santos ou algum outro senão a Deus apenas! Em Mateus 6:9, o Senhor Jesus diz, "Portanto, vós orareis assim: "Pai nosso, que estás nos céus...". Romanos 10:13 diz, "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".
Ao chamar Maria de co-redentora, o Catolicismo quer dizer que ela é um redentor feminino que está envolvido, juntamente com Jesus Cristo, na redenção dos pecadores. Este ensino quase estabelece Maria como uma verdadeira divindade. O Papa atual vem tentando declarar Maria oficialmente como Co-Redentora com Cristo.
A revista Newsweek, de 25 de agosto de 1997, cita esse Papa, dizendo, "Tendo criado o homem, macho e fêmea, o Senhor também quer colocar a nova Eva ao lado do novo Adão na Redenção ... Maria, a nova Eva, portanto torna-se um perfeito ícone da Igreja. Podemos conseqüentemente voltar-nos à Virgem Abençoada com confiança, implorando sua ajuda, cientes do papel singular que lhe foi confiado por Deus, o papel de co-operadora na Redenção...". Madre Teresa de Calcutá e o Cardeal John O?Conner, de Nova York, foram ambos artífices nesse percurso, para declarar Maria como sendo oficialmente Co-Redentora com Cristo. O autor do artigo acima mencionado da Newsweek disse perfeitamente que uma mudança desse tipo dar-nos-ia um Santíssimo Quarteto ao invés de uma Santíssima Trindade.
Mas a Igreja Católica já ensina que Maria participa na redenção alcançada pelo seu Filho. O Catolicismo para Adulto diz, "Maria foi ... cooperadora com Cristo na obra da redenção, portanto ela é nossa Co-Redentora...". O Catecismo da Igreja Católica, de 1994, diz na questão #1172, "Ela (Maria) está inseparavelmente ligada à obra da salvação de seu Filho". Na questão #968 esse mesmo Catecismo diz, "Sendo obediente, ela se (Maria) tornou a causa da salvação de si mesma e de toda a raça humana".
Uma declaração chamada Sobre a Igreja, publicada pelo 2º Conselho do Vaticano, diz, falando sobre Maria, "de maneira singular, ela cooperou pela sua obediência, fé, esperança e fervorosa caridade no trabalho do Salvador de restaurar a vida sobrenatural às almas". Em uma obra chamada Devoção à Mãe dos Aflitos, questionada pelo Convento Beneditino, em Clyde, Missouri, encontramos a seguinte citação, em relação a essa questão: "É por conta da excessiva tristeza e sofrimento que Maria suportou que ela merece nossa compaixão e grande estima ... Maria, de boa vontade, ofereceu seu Filho para nossa salvação: Sim, o sacrifício junto dEle foi tão grande que São Afonso diz, sobre isso, !os dois penduraram numa mesma cruz?".
Ligouri diz, nas Glórias de Maria, que "falha e se perde quem não se refugia em Maria", e, "Maria é chamada ... a porta do céu porque ninguém pode entrar naquele reino abençoado sem passar por ela". Aqui também são relevantes as palavras descritas pelos rituais Católicos para serem ditas na morte: "Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, protege-nos do inimigo, e me recebe na hora da morte".
A Palavra de Deus não diz absolutamente nada sobre Maria ter algum papel na salvação. De acordo com a Palavra de Deus, Maria não tem nada a fazer pela salvação da alma de ninguém. Há só um meio para ser salvo e é através do nosso Senhor Jesus Cristo! "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida", diz Jesus, em João 14:6. "Ninguém vem ao Pai, senão por mim". "E em nenhum outro há salvação", diz Pedro, em Atos 4:12, "porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á", diz o Senhor Jesus, em João 10:9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.