sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Poder das Palavras

O prego e a tábua ...
"Era uma vez um menino que tinha um temperamento muito explosivo. Um dia recebeu um saco cheio de pregos e uma placa de madeira. O pai disse-lhe que martelasse um prego na tábua cada vez que perdesse a paciência com alguém.
No 1º dia o garoto colocou 37 pregos na tábua. Já nos dias seguintes, enquanto ele ia apredendo a controlar a sua raiva, o nº de pregos martelados por dia ia diminuindo progressivamente.
Ele descobriu que dava menos trabalho controlar a sua raiva do que ir todos os dias pregar vários pregos na placa de madeira.
Falou com o pai sobre o seu sucesso e sobre como se estava a sentir melhor por não explodir com os outros e o pai sugeriu que retirasse todos os pregos da tábua e que trouxesse até ele.
O garoto trouxe a placa de madeira, já sem os pregos, e entregou-a ao pai. Ele disse: "Estás de parabéns, meu filho, mas repara nos buracos que os pregos deixaram na tábua, ela nunca mais será como antes".
Quando dizes coisas com raiva, as tuas palavras deixam marcas como estas. Podes enfiar uma faca em alguém e depois retirá-la. Não importa quantas vezes peças desculpa, a cicatriz continuará lá.
Uma agressão verbal é tão prejudicial quanto uma agressão física. Os amigos são como jóias raras. Fazem sorrir e encorajam-te a alcançar o sucesso. Eles emprestam-te o ombro, compartinham os teus momentos de alegria, e têm sempre os seus corações abertos para ti.
O poder das palavras Tiago no capítulo 3 fala sobre o poder da palavra, ou da língua, uma vez que a palavra é articulada pela língua. O rei Salomão no seu livro de Provérbios, 18.21 diz que a vida e a morte estão no poder da língua. Reflita comigo
• A palavra é um dom de Deus. já pensaram o que seria de nós ao sentir vontade de cantar, sem poder usar a língua, ou pregar a palavra de Deus, ou conversar? Como fariam os locutores de rádio ou de televisão sem poder usar a língua? Como faria o cristão quando desejasse falar com Deus, ou o jovem que desejasse pedir a sua namorada em casamento? A palavra é um dom de Deus. E Tiago nos adverte do perigo de fazermos mau uso da palavra: com ela bendizemos a Deus ou amaldiçoamos aos homens.
• A língua pode matar uma pessoa. Ela mata o ânimo, destrói a fé, macula o amor, destrói o entusiasmo; ou ainda o prazer de viver. Quanta responsabilidade pesa sobre cada um de nós no uso deste membro tão importante de comunicação. Por isto mesmo o Senhor Jesus nos adverte, dizendo que daremos contas no dia do juízo por toda a palavra ociosa que dissermos. Por isso todo o cuidado é pouco. Saibamos usar bem este maravilhoso dom que Deus nos deu.
• Diz Tiago que a língua é um fogo, cujo fogo ele traz do inferno. Diz ele que um pequeno fogo destrói um grande bosque; e a língua um pequeno membro que incendeia o curso da natureza, Deus criou os homens para viverem em paz.
• A palavra vivifica. Exemplos: Jesus deu ordem e o defunto Lázaro saiu da sepultura. (João 11 43). O paralítico do tanque de Betesda, e o de Cafarnaum, ao ouvirem a palavra: “Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa” (Jo5: 8e9. Mt 9.6e7).Uma boa palavra pode criar um bom ânimo; criar entusiasmo e glorificar a Deus, como diz Tiago, “Com ela bem dizemos a Deus, ou amaldiçoamos os homens. com ela nós damos uma nova vida à igreja, e promovemos o reino de Deus.

Reflexão: De que modo usamos este dom que Deus nos deu que é a língua ou a capacidade de pronunciar palavras? Estamos contribuindo que na igreja haja muitas conversões, ou estamos barrando o crescimento dela? Estamos usando a nossa língua para vivificar uma pessoa, ou para matá-la? Quanta responsabilidade! A sua palavra, é para vivificar ou matar? Use-a para dar vida pois o mundo precisa de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.