sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O que é igreja?

Muitas coisas são compreendidas de maneira errada ou equivocadas. Isso também acontece no caso da Igreja de Jesus Cristo. Por isso, talvez seja importante, antes de falarmos o que é igreja, esclarecermos o que a igreja não é:

1. Igreja não é clube – Por isso, sua programação não tem o objetivo de divertir, entreter e oferecer recreação ou paparicos aos sócios. A Igreja não é uma sociedade recreativa.

2. Igreja não é associação – Assim, a igreja não possui sócios ou membros. Ela é composta de discípulos de Jesus Cristo. O sócio paga mensalidade em troca de alguns benefícios. Igreja não cobra mensalidade, ela sobrevive das ofertas voluntárias oferecidas pelos discipulos de coração grato.

3. Igreja não é time – Por isso, na igreja não são apenas algumas pessoas que participam do jogo enquanto a maioria assiste a tudo de forma passiva. A igreja também não se resume a uma turma de amigos ou de pessoas de atividades ou classes semelhantes.

4. Igreja não é empresa – Por isso ela não está obrigada a desenvolver produtos ou programas para obter lucro ou mesmo gerar empregos e renda.

5. Igreja não é supermercado ou shopping center – Assim, igreja não é lugar para passar o tempo ou ir apenas buscar uma benção nova na prateleira espiritual.

6. Igreja não é casa de espetáculo – Por isso, igreja não é lugar onde procurar ou oferecer shows e apresentações bizarras com efeitos especiais.

7. Igreja não é prédio – O local onde um grupo de pessoas se reúne para louvar, adorar, comungar e ouvir a pregação da palavra de Deus não pode ser confundido com igreja. O templo físico é apenas um espaço onde parte da igreja se reúne.

A diferença básica é que para participar da maioria das entidades ou eventos acima, basta estar vivo, ter prestígio, talento ou dinheiro. Mas, a igreja é a comunhão daqueles que crêem e confessam o nome do Senhor Jesus Cristo. Fé, Cristo e Igreja estão intimamente relacionados. No livro Meu Sonho de Igreja, o pastor Hartmut Weyel diz que “uma pessoa somente se torna alguém que crê quando passa a participar, pela fé, pelo arrependimento e renascimento, daquilo que foi dado à igreja, a saber, ser corpo de Cristo”.
A definição mais correta para a igreja é a Bíblica:

Um corpo
“E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas”. Ef. 1: 22-23

“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”. Ef. 4: 15-16

“porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”. Ef. 5: 23

Por isso, as pessoas que compõe a igreja não são associadas, empregadas, clientes ou espectadores, mas membros do corpo de Cristo.

A igreja é o corpo de Cristo, onde Ele mesmo é a cabeça. Os crentes são os membros desse corpo. E, como membros, estamos sempre sujeitos à vontade da cabeça. Assim como não existe uma cabeça sem um corpo, também não pode existir um corpo sem uma cabeça.

O que a cabeça (Jesus) deseja que o corpo faça?

1. Que o corpo ame, aceite e perdoe as outra partes do corpo.
• O Senhor disse que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos iria esfriar, e, é exatamente o que temos visto, o amor tem se esfriado.
• Nenhum corpo corta outra parte do corpo ou diz: eu na preciso de ti!
• Cada parte do corpo proteje a outra.

2. Que o corpo sirva como a cabeça serviu – Ser servo.
• É preciso que respaldemos nossas vidas no exemplo que Cristo nos deu vivendo como servo e nos coloquemos na mesma posição de submissão, humildade, simplicidade, trabalho, renúncia, etc.
• Cada órgão do corpo serve ao outro. O que seria do corpo se o pulmão dissesse não vou trabalhar mais, estou muito cansado e a orelha está ai só enfeitando?
• Jesus (a cabeça) disse: eu vim para servir e não para ser servido. Mat. 20: 28

3. Que o corpo tenha o mesmo caráter que a cabeça tem.
• Pode a cabeça pensar uma coisa e o corpo fazer outra? Não
• O corpo age em sintonia som a cabeça., assim é na questão do caráter de Cristo.
• Não podemos imaginar um crente (corpo) que não tenha o caráter de Jesus (a cabeça)
• Precisamos desenvolver as marcas que devem fazer parte de um crente com o caráter de Cristo. Estas marcas são: honestidade, verdade, transparência, integridade, fidelidade, bondade, etc.

4. Que o corpo ore sem cessar.
• Jesus (a cabeça) passou grande parte de sua vida orando.
• Entendemos que e através da oração que nos movemos nas regiões celestiais. A oração é o combustível que faz a igreja andar, dai a necessidade de orarmos constantemente.

5. Que o corpo se reúna para adorar o Pai.
• São adoradores verdadeiros e adoração livre de impedimentos que o Pai está a procurar.
• A reunião do corpo deve ser para adoração.
• A reunião da igreja (corpo) não deve ser para conversar, bater-papo ou qualquer outro motivo, devemos nos reunir para adorar a Deus.

6. Que o corpo 0bediência a Deus como o cabeça obedeceu.
• Mesmo na hora de ir a cruz, a vontade de Jesus era que o cálice fosse retirado dele, mas Ele tomou o caminho da obediência até a morte.
• A Palavra de Deus não é um livro somente de Histórias. É um livro de princípios e precisa ser obedecido.
• Todos os membros do corpo obedecem a cabeça sem questionar.

7. Que o corpo tenha Comunhão e unidade todos os dias.
• Você não vê órgãos ou membros do corpo andando sozinhos por ai. Eles fazem parte do corpo e andam juntos.
• A comunhão e os laços fraternos servem para unir a igreja. A comunhão diária, como em Atos, nos fortalece, anima e nos levanta em tempos difíceis.

8. Que o corpo assista as necessidades de cada órgão.
• Quando um membro do corpo adoece, todo o corpo vai ao médico ou só ele sozinho? Claro que é todo o corpo.
• Assim vemos o corpo assistindo ao membro que está debilitado, passando por necessidades.
• A igreja tem se voltado para ela mesma e não tem se preocupado em assistir os irmãos em suas necessidades.
• No reino de Deus uma vida vale mais que as instituições humanas.

9. Que o corpo seja assistido por um governo quintuplo.
• Não nascemos andando, falando e sabendo tudo. Ao longo de nossa vida muitas pessoas cuidam do nosso corpo e nos orientam: pais, professores, médicos, chefes, etc.
• Assim também Jesus determinou várias pessoas para nos orientar, nos ensinar e cuidar do seu corpo: Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.

Conclusão:

E, se não podemos falar de igreja sem falar de Cristo e fé, cabe ainda lembrar as palavras do pastor Weyel: “Fé sem Cristo é incredulidade. Fé sem igreja é fé deturpada. Fé fora da igreja é supertição”. Ou seja, a igreja é a comunhão e o lugar de todos aqueles que crêem e confessam a Jesus Cristo como seu único e suficiente senhor e salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.