domingo, 2 de outubro de 2011

OUVIR A PALAVRA DO SENHOR :Jeremias 18.1-2: “1 Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.”

No versículo 1 está escrito: “Palavra do SENHOR que veio a Jeremias”.
No lugar de Jeremias, vamos colocar nosso nome. Ficaria assim: “Palavra do SENHOR que veio a José, a João, a Maria, a Pedro, etc.”   Jeremias ouvia a Palavra de Deus constantemente, e era encarregado de transmiti-la às demais pessoas. Assim também nós devemos estar continuamente ouvindo a Palavra de Deus.
O que Deus falou a Jeremias também é dito a nós. As Escrituras atravessarem séculos e chegaram até nós, trazendo a mensagem de Deus. Vamos destacar algumas coisas que a Palavra de Deus pode fazer em nós:
a) Regeneração: “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” (1Pe 1.23) A Palavra de Deus é a semente incorruptível plantada em nós, através da qual o Espírito Santo faz a obra da regeneração, que é o nosso novo nascimento. Jesus disse que não é possível entrar no Reino de Deus sem nascer de novo. Quem executa em nós o novo nascimento é o Espírito Santo. Esse novo nascimento vem com a Palavra de Deus implantada em nosso coração.b) Limpa: a Palavra de Deus nos limpa, assim como o agricultor limpa os galhos das árvores para que produzam mais frutos. “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;” (João 15.2-3). A Palavra de Deus realiza a poda em nossos galhos. Ela corta os galhos secos, arranca as folhas murchas, para que sejamos renovados constantemente e possamos produzir frutos, como deseja nosso Senhor. Ela arranca, por exemplo, os galhos do egocentrismo para que brote o Cristocentrismo.
c) Alimenta: Muitas vezes nos preocupamos muito com nosso alimento físico, mas negligenciamos o alimento espiritual. Jeremias sabia que a Palavra de Deus era alimento, e que ele precisava sempre se alimentar dela. Vemos em Jeremias 15.16 a seguinte declaração do profeta a Deus: “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos.”. O fato de se alimentar continuamente da Palavra de Deus fortalecia Jeremias e o capacitava a ser diferente, ser fiel, reto e íntegro. Jesus, quando foi tentado pelo diabo no deserto, assim respondeu: “Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” (Mateus 4.4). Muitos cristãos se encontram enfraquecidos, cedendo às tentações oferecidas pelo mundo, pelo diabo e pela carne, porque se alimentam de muitas coisas, menos da Palavra de Deus. Eles se alimentam de filosofias, de crenças pagãs, de uma cultura egocêntrica, daquilo que os olhos veem e desejam. Isso causa inanição espiritual, fraqueza, debilidade, impedindo que tenhamos um estilo de vida diferente do restante do mundo. Como resultado, somos levados por qualquer vento de doutrina, caímos com qualquer pequeno empurrão.
d) Santifica: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17.17). Jesus orou ao Pai para que nós fôssemos santificados na verdade, e disse que a Palavra de Deus é a verdade, ou seja, somos santificados na Palavra. Santificação é separação, purificação. A Palavra de Deus penetra em nós e vai revelando áreas em que há necessidade de tratamento, vai trazendo à luz nossa pecaminosidade, a fim de que nos apartemos de toda impureza, achegando-nos a Deus. Pela Palavra de Deus o cristão é orientado a se santificar, a se manter incontaminado.
e) Ilumina e orienta: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Salmo 119.105). Enquanto os descrentes caminham a passos largos para a perdição, aquele que tem Jesus como seu Salvador é iluminado e orientado pela Palavra de Deus, a fim de que não venha a tropeçar nem errar o caminho. Quem está no escuro é como o cego, pois nada vê, mas quem tem luz consegue ver claramente para onde está indo. Os incrédulos muitas vezes buscam respostas sobre a finalidade de suas vidas, e sobre o seu destino final. Alguns creem que após a morte física tudo acaba; outros, que há possibilidade de retornar a este mundo para se aperfeiçoarem em outra vida; outros simplesmente não têm a menor ideia do que pode acontecer após a morte. Mas os cristãos, que têm a Palavra de Deus e nela confiam, sabem porque estão neste mundo, e têm convicção quanto ao que os espera após a morte física: a vida eterna com Jesus.
f) Revela quem somos: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” (Hebreus 4.12-13). Embora muitas vezes tentemos esconder nosso eu verdadeiro, utilizando máscaras, a Palavra de Deus nos mostra quem realmente somos. Podemos achar que somos fortes, sábios, independentes, mas a Palavra nos revela que somos fracos, tolos e dependemos de Deus em tudo, apesar de muitos não aceitarem. A Palavra de Deus revela quem é falso profeta, quem prega mentiras, quem é enganador. À luz da Palavra não é possível que nada permaneça encoberto, pois a Palavra penetra no fundo e traz à tona toda a verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.