quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quem é o Diabo?

Origem de Satanás:
       Se fala por aí que o Diabo tem chifres, calda, usa um tridente, é feio. na realidade essa imagem popularizada dele vem da mitologia pagã e não na Bíblia notamos que ele era originalmente Lúcifer (o que transmite ou conduz a luz), era o mais perfeito dos anjos, o que tinha mais glória depois de Deus, mas precipitou-se em sua ganância (1 Tm 3.6)

       Os capítulos 14 de Isaías e 28 de Ezequiel tratam sobre a origem e a compreensão inicial de quem é Satanás, mas podemos nos perguntar por que de Tiro e da babilônia estão nestes textos? Na realidade o exemplo de Satanás foi um exemplo prático para compreenderem a situação desses reis que exigiam adoração a eles próprios como se fossem deuses, e essa foi a vontade de Lucifer, fazer com que o adorassem e que ele tomasse o lugar do altíssimo, por isso, Deus queria mostrar através dos profestas que a queda desses reis seria como aquele que tentou "ser como o altíssimo" (Is. 14.14).


      Diz nestes trechos que Satnás comerciou nos céus e arrastou uma terça parte, isso quer dizer que provavelmente ele fez "politicagem" no céu, oferecendo altos postos a quem o seguisse provavelmente, por isso Deus o derribou dos Céus, mas mesmo assim ele não ficou satisfeito e foi tentar trazer Eva como cúmplice, mas Deus interviu dizendo: "Porei inimizade entre ti e a mulher"(Gn 3.15) fazendo menção de Maria que seria mãe do seu maior "PISADOR" Jesus.

O caráter de Lúcifer

     É conhecido o seu caráter através de seus vários nomes, primeiro Satanás que significa no seu sentido literal 'adversário', aquele que quer o mal do outro, que se opõe às coisas de Deus e principalmente a obra redentora, tentando por várias vezes destruir a linhagem de Jesus que provavelmente viria primeiro de Abel que foi morto por seu irmão que encheu seu coração de inveja, logo depois Sete, e sua linhagem se corrompeu tendo Deus que destruir a terra com o dilúvio, dessa maneira o justo Noé foi quem proveu a nova descedência na Terra.
      Mas, mesmo assim ele não se conformou, tentou destruir a Isaque através dos incidentes com Ismael, tentou destruir Jacó através de Esaú, mas não conseguiu porque Deus pôs perdão no coração de Esaú, e logo depois com a opressão de faraó tentava destruir o povo escolhido.
       Por isso, entendemos que Satanás tem o objetivo de destruir a Igreja contemporânea, seja pelos falsos ensinos (heresias) ler: 1 Tm 4.1; Mt 13.38-39. E também por perseguição (Ap. 2.10).
       Um outro nome dele é Diabo que significa caluniador, ou seja, calunia ao Homem e a Deus, seu intuito é desmerecer a Deus e aos seus filhos através de falsas afirmações e conclusões.
       Um terceiro nome seria Destruidor tem origem em duas palavras Apoliom do grego e Abadom - hebraico (Ap. 9:11), deseja destruir o homem e o projeto de Deus para a salvação da humanidade.
       Quarto, Serpente, por ser peçonhento e venenoso e por ter usado um animal com este nome para enganar a Eva que traria o pecado da desobediência até Adão.
       Nome de número 5, Tentador, essa é bem importante para essa lição, já que ele é o principal agente tentador que tem como pŕopósito principal destruir a vida espiritual do homem, torná-lo um "bagaço" moral, mas sabemos que ser tentado não é pecado e sim ceder a tentação, "Resisti ao Diabo e ele fugirá de voz" (Tg. 4:7), Como ocorreu com o próprio Jesus durante sua consagração no deserto, o Diabo sentiu-se ameaçado e foi tentar destruir o início do ministério cristiano, mas sem êxito fugiu de Cristo porque Ele estava preparado com a palavra, há pouco falei que o Diabo tenta destruir a igreja através de falsos ensinamentos e Ele utilizou a Palavra de Deus de forma distorcida para tentá-lo.
       O último nome que falaremos aqui é Príncipe deste mundo e deus desta era, isto mostra que ele tem influencia direta no mundo, mas sabendo-se que só com permissão de Deus, há um versículo bíblico que diz "O mundo jaz no maligno" (1 Jo 5.19) ou seja, o mundo no que se refere a fama, poder e bens, ele trabalha em cima desses fatores que influenciam principalmente uma sociedade capitalista e tão apegada ao dinheiro como a nossa.

As atividades dele

      Estar em atividade quer dizer estar ativo, ou seja, como o Senhor Deus não dorme, o Diabo não sossega, pois perturba a obra de Deus (1 Ts 2.18), opõe-se ao evangelho (Mt 13.19), domina, cega e engana os ímpios, aflige e tenta os santos de Deus.
      Também ele é presunçoso, orgulhoso, poderoso (Ef 2.2), maligno, astuto, enganador e ferozmente cruel.
      Ele também congrega para fazer coisas terríveis, fazendo seus agentes passarem-se por servos de justiça e até por anjos, e ele frequenta essas reuniões com intuito de destruir os servos de Deus, um bom exemplo é quando ele reuniu-se com Deus e foi permitido tocar em tudo de Jó, menos na sua vida.
      Apesar do Diabo ser poderoso, seu poder é limitado, tendo seu limite na vontade permissiva de Deus.
      Desde os primórdios o Diabo já está condenado e seu destino será o inferno, separado para ele e seus anjos, pois será lançado no lago de fogo (Ap 20.10). Dessa maneira assegurando que todo mal será derrotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.